A simplicidade vale a sua segurança?
Gabriel Carvalho dos Santos, jusbrasil.com.br, 10/11/2018
As tecnologias estão constantemente presentes no cotidiano, inaugurando recursos que contribuem para a sociedade e para o próprio desenvolvimento humanitário. Porém, trazem consequências e incertezas para essas mesmas estruturas, gerando uma insegurança tecnológica. Nesta relação, tem-se o Token, um anel inteligente que pode ser usado para facilitar ações do cotidiano e simplificar a vida do usuário.
O Token foi desenvolvido pelo empresa Tokenize. Na prática, é um anel biométrico que pode ser usado para carregar informações essenciais do usuário, como senhas, dados para abrir as portas de casas ou automóveis, credenciais de sites e até mesmo a chave para acessar um computador.
Em outras palavras, o anel tem a capacidade de armazenar diversas chaves digitais, permitindo que o usuário tenha em um único dispositivo as principais informações que serão necessárias para o seu cotidiano.
O diferencial do Token é a sua proteção por impressão digital, então somente pode ser usado pelo usuário que cadastrou sua biometria, sendo desativado quando o equipamento não está em contato com o seu portador.
Outro diferencial é a presença dos sinais Near Field Communication (NFC) e Bluetooh, possibilitando que o anel seja interligado com os sistemas cotidianos que possuem esses meios de transmissão, por exemplo com um computador que tenha Bluetooh. Dessa forma, o Token permite que o usuário acesse o seu dispositivo, de forma instantânea, sem a necessidade do indivíduo digitar os seus dados.
|